domingo, 17 de março de 2013

Crítica: Coração Satânico



A melhor adaptação de Hellblazer já foi feita bem antes da oficial e com Mickey Rourke. Chama-se Coração Satânico (Angel’s Heart).

Coração Satânico é um filme de terror de 1987, dirigido por Alan Parker (O Expresso da Meia-Noite) e é uma adaptação do livro Falling Angel, do escritor William Hjortsberg. O filme se passa em 1955 e conta a história de Harry Angel (Mickey Rourke), um detetive particular que é contratado por um sujeito chamado Louis Cyphre (Robert De Niro) para encontrar Johnny Favorite, um cantor desaparecido há 12 anos que deve algo muito valioso à Cyphre.

A procura por Johnny acaba levando Harry a se envolver com muitas figuras estranhas, que vão morrendo violentamente e ele se vê envolto numa história assustadora que afeta não só a vida dos investigados como a sua própria.

Coração Satânico é um filme tantas simbologias que é quase impossível contabilizá-las. Seu clima soturno é por vezes sufocante, de tão bom que é o trabalho do diretor de fotografia, Michael Seresin e do diretor de arte, Armin Ganz.


Tanto a atuação de Rourke, como a de De Niro são excelentes. Robert De Niro é de longe a melhor interpretação do Diabo no cinema. Mickey Rourke está em um dos melhores papéis da carreira dele. Harry Angel é inicialmente apresentado como um personagem descolado, mas à medida que a investigação avança e as mortes acontecem tanto sua personalidade, que passa a dar lugar ao desespero, quanto seu aspecto físico, muda.

Os símbolos que se encontram em Coração Satânico complementam o filme, ajudando na sua narrativa e enriquecendo a trama. Alguns deles são as cenas de um elevador descendo, os ventiladores girando para um lado e depois para outro, o sapateado de alguns garotos ou as balas dentro da Bíblia. Todos eles criam um clima assustador e bizarro no filme. Outro recurso muito utilizado são as sombras, que nos revela uma dualidade encontrada em Harry Angel.

Não quero revelar muito da trama do filme, pois não vale a pena você saber nada sobre ele se quiser ter a experiência cinematográfica completa. Este texto resume uns 10% de toda a trama, simbologias e interpretações presentes no filme. Coração Satânico é um filme de terror perturbador, que não precisa de cenas de sustos para ser assustador. Como o próprio Louis Cyphre diz, ele não se revela com chifres e cascos para mostrar que é o diabo. 


Quem compartilhar vai ganhar um fantástico abraço!!!
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 COMENTÁRIOS

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© Reduto Brainstorm
By BlogThietKe
Posts RSSComentários RSS
Voltar ao topo