domingo, 10 de março de 2013

Crítica: O Segredo da Cabana


Não é segredo para ninguém que “terror” é o meu gênero de filme favorito e como fã fico triste pelo fato do cinema de terror estar em decadência nos últimos anos. Mas fico triste mais ainda porque justamente o filme de horror mais criativo dos últimos tempos foi ignorado por boa parte do público.

O Segredo da Cabana (The Cabin in the Woods) é um filme de 2011, filmado em 2009, mas que só foi lançado em 2012. Dirigido por Drew Goddard (um dos escritores do meu seriado favorito, Lost) e co-escrito por Joss Whedon (dispensa apresentações), O Segredo da Cabana é uma ode ao gênero de terror. Uma paródia e homenagem com toques de metalinguagem.

A trama é simples e bem conhecida do público: cinco jovens universitários viajam para uma cabana à beira dum lago, num lugar isolado. O grupo é composto por um atleta popular (Chris Hermsworth, o “Thor”), a loira burra e gostosa, o maconheiro e a garota pura e virginal. Lá eles descobrem um diário no porão que acaba por invocar os zumbis de uma antiga família caipira.


 Até essa parte, nada de novo. Posso citar de cabeça uns vinte filmes com história parecida. Mas ao mesmo tempo em que essa trama se desenrola, vemos cenas com dois executivos, interpretados por Richard Jenkins e Bradley Whitford (digo logo que são as melhores atuações do filme). O interessante do filme começa quando as duas tramas se ligam e começamos a entender o verdadeiro “segredo” da cabana.
Diferente de outro filme de terror bastante conhecido que também desconstruíam os filmes “slashers”, Pânico, O Segredo da Cabana não funciona tão bem como um filme sozinho. Se você não for fã do gênero, achará o filme um tanto maluco e bizarro. Mas se você for fã, adorará cada referência, porque isso é o que o filme mais tem.

O Segredo da Cabana explica 99% dos filmes de terror. Desde a burrice dos personagens até os seus monstros. Inclusive, temos uma cena (a melhor cena do filme) com vários ícones clássicos do terror, com direito a Cenobita do Hellraiser e uma garotinha com aparência de criaturas clássicas criadas pelo Lovecraft. Estas são só algumas poucas referências da enxurrada que o filme traz. Duvido você não pausar algumas cenas para tentar identificar todas as referências visuais.

Nesse ponto do texto alguns já devem achar que sabem qual o “segredo” da cabana, mas acredite, é algo totalmente diferente do que você está pensando. Se você é fã de filme de terror, você é obrigado a ver O Segredo da Cabana. Não só é o filme de horror mais criativo e inteligente dos últimos tempos, como é um verdadeiro presente aos fãs do gênero.

*Detalhe para o pôster do filme, que faz referência direta à Configuração do Lamento, do filme Hellraiser.



Quem compartilhar vai ganhar um fantástico abraço!!!
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 COMENTÁRIOS

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© Reduto Brainstorm
By BlogThietKe
Posts RSSComentários RSS
Voltar ao topo